quinta-feira, 11 de março de 2010

Vida....

Ontem a noite fui dormir com a notícia do falecimento do pai de uma amiga muito querida. Ele já estava doente há algum tempo. Mas não sei se isso alivia em alguma coisa a dor de quem perde um pai....
Receber essa notícia ontem me fez passar o dia pensando na vida!! - que aliás não acho que seja antônimo de morte. Pra mim o antônimo da morte deveria ser o nascimento. A vida é o recheio entre esses dois momentos: o nascimento e a morte.
E foi sobre esse "recheio" que fiquei pensando.... A impressão que tenho é que até bem pouco tempo atrás eu ainda achava que "tínhamos todo tempo do mundo"!! Até uma certa idade a morte parece mesmo uma coisa MUITO distante, vai demorar muito pra chegar. Isso quando lembramos dela (o que dificilmente acontece!).
Os anos vão passando e começamos a perder algumas pessoas queridas... a morte vai se tornando um "assunto" mais presente. Mas ainda assim, distante...
Chega um tempo (claro que pra cada um esse tempo é diferente) que a gente começa a perceber que não vai existir pra sempre! Nossos pais estão envelhecendo, nós estamos envelhecendo!! Mesmo que os sinais sejam mínimos, estão lá! São como um aviso que diz: olha! você não vai durar pra sempre! seu tempo está passando! aproveite bem a sua vida!!!!
Acho que a primeira vez que pensei nisso foi há uns 3, 4 anos atrás, no meio de uma semana estafante de trabalho exaustivo, na qual me peguei contando os dias pra semana acabar. De repente pensei: opa!! quero que os dias passem rápido mas na verdade cada dia que passa é um dia a menos na minha vida! É um dia a mais pra chegar na minha morte!!!! De verdade, eu nunca tinha pensado por esse lado!
Quem me conhece sabe que sou uma pessoa "pra cima" e esse meu pensamento não teve nada de fatídico do tipo: oh, meu Deus!!! Mas é verdade que ali percebi que tinha que aproveitar melhor meus dias ao invés de querer que passassem tão rápido. Tinha que caprichar no "recheio"...
Espero, sinceramente, que o pai desta amiga tenho fechado sua história ontem com um belo recheio!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher.... é pra comemorar??

8 de março - dia internacional da mulher!!!
Recebi vários parabéns, uma caneta, um bombom.... e estou aqui pensando se há o que comemorar...
Sei da importância histórica desse dia (claro!) e sei das tantas lutas que nos trouxeram até aqui mas acho que se ainda é necessário um dia para a valorização da mulher, é sinal que ainda não chegamos "lá"!!! Por acaso existe o dia internacional do homem??? Nem precisa....
Eu gostaria mesmo de comemorar o fato de termos mais mulheres na política e em cargos de importância, a igualdade de salários, a igualdade de direitos (na prática mesmo!), a divisão igualitária das tarefas domésticas, dentre tantas outras coisas que ainda precisamos conquistar....
O que os homens (sexo masculino, mesmo) precisam aprender é a aceitar as diferenças pois os preconceitos e as discriminações não acontecem só com as mulheres mas sim com "os/as diferentes".
Somos diferentes sim!! E acho até que é aí que está a graça.... Somos seres cíclicos regidas por hormônios que nunca deixam que um dia seja igual ao outro. Mas sempre fomos assim e eles ainda não aprenderam a lidar com isso??
Seremos sempre diferentes mas não por isso mais "fracas" (tudo bem! em termos de força física eles levam alguma vantagem :) e acho que um dos "erros" do feminismo é querer ser tratada como igual em tudo. Não somos iguais!!! E não seremos!!! Assim como as mulheres também não são iguais entre si. Mas essa diferença não nos impede de executar as mesmas tarefas de forma tão competente quanto qualquer homem. Pra mim, é só esse tipo de igualdade que me interessa! Que me tratem como ser humano capaz de executar algumas tarefas e com dificuldades em algumas outras.... não por ser mulher mas por ser humana e, por isso, ter limitações.
Fora isso, estou muito feliz com todas as diferenças que carrego.... :)
E, pudera eu decidir algo, estaria extinto o dia internacional da mulher e inauguraríamos o dia internacional do SER HUMANO!!! (de qualquer sexo...)

quarta-feira, 3 de março de 2010

 
O grito, de Edvard Munch, 1893
O lado de dentro estava do avesso.
Se algum daqueles olhos pudesse ali adentrar, se arregalaria com tamanha dilaceração!
O lado de fora disfarçava bem.
É como se ainda pudesse sentir seu sabor, seu cheiro, a maciez... tão tranquilo! tão acolhedor!!!
Mas o lado de dentro... ah!!! o lado de dentro!!!

Bagagens...

 

Se fosse só amar.... mas não!! É muito mais do que isso!!
É preciso ir além. Voltar, recomeçar e ir de novo. São muitas as viagens. E na bagagem encontra-se de um tudo...
Podia ser só amar! Houve um tempo em que era!!!

Insônia

 

As opções estavam ali, bem na sua frente. Talvez, naquele momento, não fosse possível enxergá-las! A névoa daqueles dias tornava tudo mais difícil. Obscuro. Misterioso.
Mas era certo que elas estavam lá. Tinham que estar!!!
Era preciso dar o próximo passo. E tinha que ser de corpo inteiro. Não só de corpo. Espírito. Tudo! Quando se deseja algo, tem que desejar com toda a tua vontade. Por inteiro. Ela sabia disso...
Faltava a mão pra aconchegar a sua. Pra encorajar. Pra guiar. A mão que conhecia o caminho - talvez até melhor que os pés!
Faltava a voz que diria: vem! é por aqui! Quem sabe já estivesse lá mas a névoa não a deixava ouvir.
Névoa espessa. Carregada de lembranças. Sentimentos. Amarras. Difícil de dissipar...

CorAções....

Ouve. Abre os olhos. Respira. Se ajeita. Aperta um botão. Ouve. Pensa. Lembra. Aperta mais um botão. Lê. Pensa. Espreguiça. Planeja. Se enche de coragem. Levanta. Cuida. Troca palavras. Senta. Mais um botão! Lê. Digita. Reflete. Comenta. Lê. Pensa. Levanta. Prepara. Serve. Conversa. Engole. Cuida. Protege. Senta. Lê. Digita. Clica. Responde. Pensa. Planeja. Fala. Ouve. Sente fome. Procura. Calcula. Sente culpa. Engole. Mais botão! Assiste. Se entedia. Pensa. Lê. Ama. Percebe. Sente falta. Escreve. Alonga. Confere. Prepara. Dirige. Busca. Acolhe. Oferece. Engole. Pensa. Sente. Planeja. Lê. Responde. Comenta. Pensa. Se esvazia. Se renova. Cuida. Pensa. Relembra. Deseja. Respira. Volta ao primeiro botão. Aconchega-se. Respira. Agradece. Ama. Fecha os olhos!!