quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do ballet d'action.
Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Fonte: wikipedia

Vamos dançar!!!! Faz bem pro corpo e, principalmente, pra alma!!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Meia estação



Ontem, caminhando em um shopping aqui de BH, tive um insight quanto a um problema da humanidade: as pessoas não sabem viver na "meia estação"!!!
Tudo começou por causa das roupas. Naquele momento (início da noite) a temperatura devia estar por volta dos 21 graus. Porém durante o dia tinha estado mais alta, deve ter chegado nos 27 ou 28. Esse é o caso mais comum aqui nas alterosas. Sol quente com um ventinho fresco. As vezes é possível estar morrendo de calor por estar andando no sol, por exemplo, e ficar com frio quando para (sem acento de acordo com a nova ortografia:) em uma sombra.... Mas voltemos às pessoas!!!
Como eu dizia, estava começando a baixar a temperatura mas ainda não estava frio. E o que eu via era dois tipos de roupas: de calor (as vezes exageradamente de calor) ou de frio (tinha gente de lã, usando gorro e outros apetrechos afins...). Começando a prestar a atenção nisso, fui descobrindo que o problema era esse: as pessoas não sabem viver na meia estação!!! E isso em relação a tudo!! Me parece que para a maioria da população as coisas são brancas ou pretas e desta forma deixam de fora de suas vidas o enorme leque de opções de cinza!!!
Comecei a refletir sobre isso e achar alguns exemplos: aqui em BH sempre te perguntam se você é atlético ou cruzeiro. Ninguém pergunta: que time você torce? Perguntam diretamente: Você é "galo" ou cruzeiro?? Meu Deus!!! Temos centenas de times no Brasil porque se limitar a duas opções??? Mesmo aqui em BH tem o América tadinho.... ninguém lembra dele!!!
E os exemplos continuaram.... Você é casada ou solteira? (são tantas as outras opções:); Fulano é loiro ou moreno? Alto ou baixo? Você é de direita ou de esquerda??? E assim segue.... Concluí que o problema é a dicotomização do mundo!!!!
Vamos acabar com isso!! Vamos celebrar a "coluna do meio". Vamos viver a meia estação!!!! Topa?? :)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Porto Alegre

Na semana passada (feriado de Páscoa) passei uns dias em Porto Alegre. Conhecer uma cidade diferente e ter um pouco mais de tempo livre me fez pensar em muitas coisas...
A principal delas, que acredito valer a pena dividir com vocês, é sobre a segurança (ou a falta dela) nas grandes cidades brasileiras. Porto Alegre é uma cidade com muito verde incluindo praças e parques (conheci melhor um deles, o Farroupilha). Porém, não consegui aproveitá-lo como aproveitei outros em diferentes cidades do mundo. A sensação de insegurança, o abandono das autoridades que permite que ali se faça de tudo, o cheiro ruim de banheiro ao céu aberto que emanava de alguns pontos "enfeiava" um parque que teria tudo pra ser maravilhoso!!
O mesmo (falta de segurança) ocorria no centro da cidade. Belos prédios antigos, de diferentes épocas da arquitetura, que não podiam ser fotografados simplesmente porque seria perigoso tirar a câmera da bolsa naquele local!!  E, infelizmente, isso não é exclusividade de Porto Alegre. Acontece em qualquer capital/grande cidade brasileira. A pergunta que não me saía da cabeça era: isso é qualidade de vida??? O que poderia ser feito pra que fosse diferente?? Será que só nos países "desenvolvidos" as pessoas têm o direito de caminhar na rua tranquilamente??
Vi belas paisagens, um lindo pôr-do-sol no Guaíba (foto), comi muito bem, conheci pessoas agradáveis... mas ainda fica a sensação de que poderia ser MUITO melhor!!!!!